BRASIL, Mulher, de 15 a 19 anos

 


 




 UOL - O melhor conteúdo
 Meu perfil no orkut
 Templates da lua
 Baixe mp3 de anime e etc ¬¬
 Hinata-SOU
 TWITTER DA KAH ;D



 Vote agora!


 
Visitante número:
 
Entre mortos e feridos, pontos positivos e negativos =3




Sudoku - su doku - 数独- Number Place

    Oi pessoas, queridos seres vivos que "perdem" seu tempo visitando meu blog, depois do post sobre meu líquido mais querido decidi que iria falar sobre um dos meus passatempos preferido, demorei por pura preguiça mesmo =], então deixa eu parar de enrolar e começar ;] .

    Como dá pra reparar pelo título do post, sim... eu gosto de sudoku, e mesmo que o nome engane a maioria das pessoas, devo lhes informar que não é um jogo japonês, foi inventado por um arquiteto americano chamado Howard Garns em aproximadamente 1978/79, ele criou a partir do quadrado latino (é aquele de Leonhard Euler) adicionando uma terceira dimensão e apresentando com alguns números faltando, com a idéia de que esses números deveriam ser completados.

     O objetivo do jogo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais. Resolver o sudoku requer apenas raciocínio lógico, não é necessário conhecimentos matemáticos, embora o formato do jogo com números assuste algumas pessoas que não são muito fãs da matéria, a realidade é que a lógica do sudoku pode ser empregada facilmente de outras maneiras como com cores, letras ou  formas sem alterar as regras. Por exemplo, algumas variações usam letras, como Scramblets da Penny Press e Sudoku Words da Knight Features Syndicate.

    O nome é o grande vilão que faz com que se confundam com a origem do jogo, mas é compreensível já que foi no Japão que o jogo tem a maior popularidade até hoje, foi no Japão que o jogo foi difundido mais facilmente, acredita-se que isso se deva ao fato de jogos como palavras-cruzadas e caça-palavras não funcionarem bem com o idioma japonês.Foi em 1984, que a Nikoli, maior empresa japonesa de quebra-cabeças, descobriu o jogo e decidiu levá-lo, para lá o nome Sudoku é a abreviação japonesa para a longa frase,suuji wa dokushin ni kagiru (数字は独身に限る) que significa os dígitos devem permanecer únicos; e é uma marca registrada da Nikoli. Em japonês a palavra é pronunciada [sɯːdokɯ], e em português pronuncia-se sudoku.

    O sudoku mesmo com todo o sucesso no japão só veio ser mais conhecido no ocidente em 2004, quando um tal de Wayne Gould - um juiz aposentado de Hong Kong, que também era fã de quebra-cabeças e programador de computador - foi a Londres e convenceu os editores do The Times a publicar o sudoku, ele havia criado um programa de computador que gerava jogos de sudoku com vários níveis de dificuldade e não estava cobrando nada por ele. O Times decidiu arriscar e no dia 12 de novembro de 2004 publicou seu primeiro sudoku.

     Hoje são publicados em quase todo o mundo em vários níveis de dificuldade diferentes escolhidos e criados através de computador, tendo pessoas que criam só em casos bastante especiais, entretanto o que faz com que o nível de dificuldade seja maior não é a quantidade de números já arranjados como a maioria pode pensar, e sim a sua disposição nas regiões e qual a facilidade que vão trazer para descobrir os proximos números.
     Um sudoku clássico que é como é conhecido o 9x9 de regiões 3x3 (já que existem sudokus até de 16x16), tem soluções bem acessíveis em sua maioria, uma grade de solução válida para o Sudoku é também um quadrado latino. Há significativamente menos soluções de grades de Sudoku válidas do que os quadrados latinos, porque o Sudoku impõe restrições de região adicionais. Apesar disso, o número de solução de Sudoku para uma grade padrão de 9×9 foram calculados em 2005 por Bertram Felgenhauer como sendo 6.670.903.752.021.072.936.960. Este número é igual a 9! \times 72^2 \times 2^7 \times 27.704.267.971.
 
   

Admito que coloquei o número de soluções um pouco pra assustar mas como disse anteriormente as soluções em sua maioria são bastante acessíveis a todos, vale muito a pena como passatempo (sou um pouco suspeita pra falar) e alguns doutores consideram que o sudoku por requerer uma lógica de certa forma seria uma maneira de "evitar" mal de parkinson e alzheimer, enquanto professores o indicam pra crianças e jovens afim de exercitar o intelecto. Enfim, é bom pra todas as idades e divertido de uma certa forma, embora haja controversias kkk.

     Espero que tenham gostado, fiz com carinho :P
     Beijosss :**



Escrito por Káh-chan às 02h11
[] [envie esta mensagem
] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]